Nesta segunda-feira, 15, o convidado do Podcast Conversa Franca foi o médico cirurgião do aparelho digestivo, Romeu Delilo.
Cirurgião há 8 anos no ramo de cirurgia bariátrica, o médico falou um pouco como se dá o processo desde o início do tratamento até a realização da cirurgia.
Romeu Delilo fez sua especialização na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, onde também realiza cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo. O médico também é membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestivo, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e também membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
O médico contou que antes de 2019 as cirurgias já eram realizadas no estado, as chamadas convencionais onde o paciente tinha o abdômen aberto, mas em 2019 ele trouxe a videolaparoscopia, que são as cirurgias feitas através de furos na região abdominal, onde o paciente no dia seguinte já recebe alta.
Romeu Delilo deixou claro durante o podcast que não são todas as pessoas que são aptas a realizarem este procedimento, e disse ainda que existem critérios que devem ser atendidos para a realização do procedimento.
“Muitos pacientes não têm o conhecimento real de como e quando fazer uma cirurgia bariátrica. A cirurgia bariátrica hoje ela tem critérios para serem realizados. Então não é todo o paciente que acha que está um pouco acima do peso que ele pode ir lá e fazer. Hoje, o paciente para operar, ele precisa ter pelo menos obesidade grau dois, associada a alguma comorbidade. Às vezes o paciente está com peso excessivo e está com pressão alta, ou está com diabetes ou ele tem aquela apneia do sono que ronca, dorme e acaba parando de respirar por um tempo”, disse
O médico comentou que durante o tratamento pelo serviço público muitas pessoas acabam desistindo devido a grande demora para a realização de uma cirurgia.
“Hoje no Acre a gente tem mais de 20 mil pacientes eleitos pra cirurgia bariátrica. São os pacientes que têm obesidade grau dois com doença, e aquele que tem obesidade grau três.”
Esses e outros assuntos foram abordados sobre este tema de suma importância, e você pode estar acompanhando através do link do nosso canal do YouTube.