..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Médicos entram em greve no Acre nesta quarta-feira; serviços de urgência serão mantidos

Médicos entram em greve no Acre nesta quarta-feira; serviços de urgência serão mantidos

Médicos do Acre iniciarão uma greve a partir desta quarta-feira, 31. A decisão foi tomada durante uma assembleia geral extraordinária realizada pelo Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) na noite de terça-feira, em resposta à falta de avanços nas negociações com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Durante o movimento, apenas os serviços de urgência e emergência, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Pronto Socorro, serão mantidos. A mobilização não descarta a possibilidade de protestos em frente à Sesacre, caso não haja progresso nas reivindicações.

Entre as principais demandas dos médicos estão o pagamento dos adicionais devidos aos servidores, melhorias nas condições de trabalho, reforço na segurança dos profissionais e a apresentação da contraproposta do governo para o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR).

Além da paralisação das atividades regulares, os médicos também suspenderão todos os plantões extras, medida que pode resultar em infração ética caso haja descumprimento da decisão coletiva.

Guilherme Pulici, presidente do Sindmed-AC, esclareceu que a greve não se trata de uma busca por aumento salarial, mas sim pela regularização dos pagamentos devidos pelo governo. "Parece que voltamos àquela velha época em que o estado atrasava salários, por isso não vamos recuar", afirmou Pulici, destacando a persistência da categoria diante dos cortes sucessivos de gratificações desde 2022.