O medo do coronavírus levou o bispo Dom Joaquin Pertinez a emitir um comunicado com uma série de recomendações aos sacerdotes, diáconos, ministros da comunhão eucarística e fieis com o objetivo de evitar a doença.
O bispo pede que os cristãos no momento da celebração evitem abraços, não deem as mãos na oração do Pai Nosso, recebam a comunhão na mão e não na boca e pede aos ministros que esterilizem as mãos com álcool antes distribuírem a comunhão aos fieis. A recomendação pede ainda que os diáconos, sacerdotes e ministros "incentivem que todos estejam atentos às orientações das autoridades e profissionais de saúde".
Ao Notícias da Hora, neste domingo (8), o padre Jairo Coelho, vice-presidente da diocese de Rio Branco, afirmou que a recomendação foi encaminhada a todas as paróquias da diocese. "Foi aprovada ontem durante o Conselho Diocesano de Pastoral", disse.
Há três casos suspeitos de coronavírus no Acre, informou o médico infectologista Thor Dantas em sua conta no Twitter neste domingo. São pacientes com problemas respiratórios que chegaram dos EUA e da Europa, porém todos estão em casa bem e são monitorados por equipes de profissionais.
"Diversos áudios com fakenews e boatos sobre casos de coronavírus no PS de Rio Branco. Estimulando o pânico. Um desserviço. Os fatos: há 4 casos notificado como suspeitos no Acre. Um com exame inicial negativo, já descartado. Todos bem e sendo acompanhados. 3 primeiros casos suspeitos de coronavírus no Acre. Sintomáticos respiratórios procedentes da Europa e EUA. Devidamente notificados. Coletado exames e sendo monitorados. Clinicamente bem."