Com a proximidade das festas de final de ano e com o anuncio de shows de artistas nacionais para os próximos dias, o Comitê Acre Sem Covid, órgãos fiscalizadores e de saúde estão preocupados com as aglomerações que esses eventos podem formar.
Na ultima quarta-feira, 17, membros do Comitê estiveram reunidos discutindo, entre outros pontos, as novas regras de medidas sanitárias e de fiscalização, além da exigência do ‘passaporte de vacinação’ em eventos com mais de 100 pessoas, como versa no item 25 da Resolução CAECOVID nº 18/2021.
O sinal de alerta acendeu depois que mais de 25 pessoas foram infectadas pelo Coronavírus após participarem de duas festas organizada e realizada por acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC). Os eventos não foram autorizados pelas autoridades estaduais e nem os organizadores, muito menos a coordenação acadêmica do curso, buscaram orientações quanto as regras sanitárias para a realização das festas, o Comitê Acre Sem Covid sequer tinha conhecimento da realização dessas festas.
Na próxima semana, mais provavelmente, na segunda-feira, 22, o Governo do Acre, por meio do Comitê estará publicando no Diário Oficial as novas regras e medidas de fiscalização para os eventos de grande porte, festas de fianl de ano e também quanto ao numero de pessoas em bares e restaurantes, bem como a exigência do ‘passaporte vacinal’ em locais pré-determinados. Dependendo das novas determinações os eventos de grande publico podem ser vetados no Estado.