No podcast Conversa Franca desta segunda-feira, 08, que será exibido na rádio Juruá FM das 13:00 as 14:00 desta terça feira 09, a convidada para bater um papo foi a defensora pública geral do estado do Acre Simone Santiago.
Em alusão ao mês da Defensoria Pública do Estado, em maio, ela foi convidada para falar sobre as ações do órgão.
Gaúcha, Simone Santiago chegou ao estado em 1996, onde lecionou no colégio Meta e estudou Direito na Universidade Federal do Acre.
Após a conclusão do curso de Direito, Simone pediu para sair do colégio onde lecionava e foi se preparar em um pré-concurso no estado de São Paulo. O objetivo foi alcançado. Ela acabou conseguindo uma das vagas da Defensoria Pública do Estado do Acre no concurso que foi realizado em 2001, e em Julho de 2002 tomou posse.
Simone Santiago foi recentemente conduzida ao cargo de defensora-geral para seu segundo mandato. Ela afirma que estão entre as suas metas a interiorização das ações do órgão e a atenção especial com as pessoas.
“Meu desafio o primeiro ano foi ter esses defensores no interior, porque nós não tínhamos defensor no interior, só tínhamos um defensor em Feijó, um só em Cruzeiro do Sul e dois em Senador Guiomard. Então não tínhamos defensores. Então a minha preocupação era essa. Na verdade, a preocupação da gestão da Defensoria Pública são, também, as pessoas no interior. Então, meu desafio foi chamar os defensores novos, aumentar o orçamento, e isso a gente conseguiu através do governo Gladson Cameli, o governador Gladson Cameli é um governador que tem muita sensibilidade e respeito com a Defensoria Pública”, destaca.
Simone também destacou a nomeação de 17 novos defensores públicos em sua gestão. Ele foram empossados e já estão atuando em alguns locais do estado deixando menos sobrecarregado alguns municípios com demandas da comunidade.
Uma carreta itinerante está sendo adquirida através de emenda parlamentar da ex-senadora e hoje vice-governadora Mailza. Simone disse que a aquisição desta careta irá facilitar o trabalho da Defensoria, onde serão realizados mutirões itinerantes em diversos bairros da capital, assim como em ramais, municípios e localidades de difícil acesso.
“O recurso já está liberado, a compra da carreta já deve acontecer no segundo semestre deste ano, onde irá contar com uma super estrutura para atender melhor a população da capital e de nosso estado”, informou.
Esse e outros assuntos vocês podem estar acessando através do link: