Uma equipe composta por militares do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foi enviada a Rondônia para prestar apoio e verificar a situação dos caminhões com destino ao Acre que estão impedidos de seguir viagem devido a inundação de um trecho de aproximadamente 500 metros da BR-364 entre Ariquemes e Itapuã do Oeste.
O principal objetivo da missão é verificar a situação das cargas e propor alternativas para que o tráfego de veículos seja restabelecido. Um dos integrantes da equipe acreana é o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista.
“Com a experiência que adquirimos durante 62 dias na enchente do Rio Madeira, em 2014, vamos para lá com a tarefa de sugerir, encontrar um meio e fazer com que os veículos, principalmente os que estão transportando cargas, possam passar por aquele trecho com segurança”, afirmou.
Mesmo cumprido agenda institucional fora do país, o governador Gladson Cameli segue atento acompanhando a situação.
“A BR-364 é a nossa única ligação terrestre com as demais regiões e precisamos agir rápido para que o abastecimento de produtos no Acre não fique comprometido por causa desse fechamento”, afirmou.
Há dois dias, a rodovia está fechada por causa do transbordamento do Rio Jamari, entre as cidades de Itapuã do Oeste e Ariquemes. No local, a água está 1,60 metro acima do nível da pista, impedindo a passagem de qualquer tipo de veículo. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, filas quilométricas se formaram nos dois sentidos da estrada.