..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Ministério da Saúde anuncia nova remessa de vacina contra a dengue para 10 munícipios acreanos

Ministério da Saúde anuncia nova remessa de vacina contra a dengue para 10 munícipios acreanos

O Ministério da Saúde (MS) anunciou o envio de uma nova remessa de vacina contra a dengue para 521 municípios de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Além de Rio Branco, a nova remessa da vacina irá contemplar outros dez munícipios: Acrelândia, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Senador Guiomard.

Os municípios foram escolhidos para receber os primeiros lotes das vacinas por estarem localizados em áreas de com alta incidência da dengue tipo 2 (Sorotipo 2), que provoca infecção mais grave da doença.

O Ministério da Saúde informou que vai enviar doses de vacinas contra dengue para mais 29 municípios nos próximos dias. O novo lote vai completar a lista de 521 municípios selecionados para receber as doses até a primeira quinzena de março. Até o momento, 492 cidades já receberam os imunizantes.

Além do Acre, outros cinco estados já declararam situação de emergência devido aos casos registrados de dengue na população, são eles: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal.

Quem será vacinado

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue, compõem o público-alvo da imunização. De janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.