A questão da falta de voos para Cruzeiro do Sul, operados pela Companhia Gol Linhas Aéreas, na última semana, voltou ao debate público. O ex-deputado federal Moisés Diniz suscitou a necessidade da aquisição de um ILS (Instrument Landing System), sistema que permite o pouso de aeronaves por instrumento.
O sistema custa em média R$ 10 milhões. Rio Branco dispõe do aparelho, mas Cruzeiro do Sul não. O ex-parlamentar lembrou a luta travada ainda na época em que era deputado estadual para adquiri o equipamento para a Capital acreana.
“Como deputado, nossa principal luta foi unificar a bancada federal, pra exigir instalação do ILS (Instrument Landing System), sistema de pouso por instrumento no aeroporto de Rio Branco. Conseguimos instalar o ILS em Rio Branco, mas, faltou apoio pra instalar em Cruzeiro do Sul. Imploramos por ajuda. À época, a instalação da antena do ILS custava 10 milhões de reais. Por falta de 10 milhões de reais, o constrangimento do povo do Juruá acabou de completar 20 anos. Segue atual a luta pelo ILS para o aeroporto de Cruzeiro do Sul, para que os aviões pousem, mesmo com o mau tempo”, ressaltou Diniz.