A primeira casa particular construída em alvenaria em Cruzeiro do Sul, em 1940, segue abandonada e completamente em ruínas. A denúncia foi feita pelo internauta Pablo Henrique, que lamenta a situação do imóvel e pede atenção por parte do Governo do Estado.
“A casa de uma das figuras mais importantes de Cruzeiro do Sul se encontra em ruínas, sendo negligenciada pela Prefeitura e pelo Governo. Venho aqui, de forma singela, pedir que nosso governador Gladson Cameli, que é cruzeirense, lute pela preservação de monumentos que contam a história do nosso povo”, escreveu em sua rede social.
O prédio pertencia ao português e seringalista, Joaquim Maria Ruela, que chegou ao Acre no início da década de 30. O imóvel conta boa parte da história da cidade e remete à época em que a produção de borracha era a principal atividade econômica da região.
Em outubro de 2015, uma audiência de conciliação entre o atual dono do imóvel, o empresário Abraão Cândido e a prefeitura, determinou a revitalização da casa. Porém, já se passaram quase cinco anos desde o acordo e nada foi feito.
“Casa dos Ruelas”
Segundo registros históricos, a casa foi a primeira em alvenaria construída na cidade, na década de 40. Conhecida como “Casa dos Ruelas, o imóvel fica no alto de um morro na área comercial mais movimentada da cidade, ao lado do cais, onde ancoravam as grandes embarcações com mercadorias vindas de Belém (PA) e Manaus (AM), além do trânsito frequente de seringueiros.
O local escolhido para a construção, tinha vista privilegiada para o Rio Juruá e representava a superioridade dos patrões da época.