O morador de Manoel Urbano, Vanderferson Cabral Coelho, conhecido na cidade como Irmão Vando, enfrenta uma luta difícil contra um câncer maligno no olho direito, diagnosticado como Carcinoma Espinocelular (CEC). A doença está em estágio avançado e, segundo ele, não pode ser retirada por cirurgia devido ao risco de atingir o cérebro, o coração e o sistema nervoso, o que poderia levar à morte.
Vanderferson contou que precisa usar um medicamento específico, produzido apenas em São Paulo, que deve ser transportado congelado até Rio Branco e depois levado para Manoel Urbano. Cada frasco custa R$ 250 e deve ser utilizado antes do início da quimioterapia.
Segundo ele, o Sistema Único de Saúde (SUS) não disponibiliza o remédio nem o tipo de biópsia necessária para acompanhar a evolução do câncer, o que o obriga a custear todo o tratamento de forma particular. Quem quiser ajudar pode colaborar pela chave Pix: (68) 9 9949-9057.
“Eu sempre batalhei e trabalhei para sustentar minha família. Hoje, estou impedido até de me expor ao sol, pois isso pode agravar a doença. Tenho uma filha autista que precisa muito de mim. Peço a ajuda de quem puder colaborar, além das orações por mim e pela minha família”, disse.