Morreu na noite de quinta-feira, dia 03, na UTI do Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, a advogada e ativista dos Direitos Humanos, Joana D’Arc Valente Santana. A advogada estava internada desde o início da semana, após sofrer uma parada cardiorrespiratória e precisar ser internada no leito intensivo.
Conhecida por seus embates nas redes sociais ao falar de política, e por ser polêmica, Joana D’Arc cultivou relações pessoais com políticos e, como comunicadora nata pelas plataformas digitais, a advogada chegou a vazar dados de processos e informações sigilosas, como no caso da Operação Delivery, que investigava uma rede de prostituição existente no Acre, divulgando inclusive os nomes dos investigados.
Valente morreu em decorrência de “choque cardiogênico e falência múltipla dos órgãos”, após um procedimento cirúrgico de angioplastia realizado no mesmo hospital onde estava internada. Curiosamente, morreu no dia em que fazia aniversário. Informações sobre o velório e sepultamento não foram divulgadas pelos familiares.