Morreu na manhã desta quarta-feira, dia 02, o secretário adjunto de saúde de Cruzeiro do Sul, Roberto Holanda, vítima do novo coronavírus. Holanda estava com a Covid-19, e morreu na UTI do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (INTO), em Rio Branco. O quadro do profissional era gravíssimo.
Como vinha contando o portal Notícias da Hora, Roberto Holanda tratava de problemas cardíacos, renais e no fígado. Isso agravou o quadro clínico após adquirir o coronavírus. Roberto estava entubado há vários dias, e chegou a ter a morte noticiada antes mesmo de ser confirmada, no início da semana.
Segundo a família, Roberto Holanda estava sendo tratado com plasma convalescente, oriundo de doações de pacientes curados da Covid-19. A família fazia pedido para doação de plasma ao Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, que também fazia campanha para captação do material sanguíneo.
Holanda, que ocupava atualmente o cargo de Secretário adjunto, era conhecida na região do Juruá pela defesa dos interesses sociais. Em entrevista à TV Juruá, a secretária de saúde da cidade, Janaína Negreiros, comentou osbre o perfil de Holanda e do momento de pesar.
"A saúde hoje está de luto. Roberto Holanda foi um companheiro da saúde, que há mais de 20 anos contribuía com a sua capacidade de planejamento, projetos de saúde fluviais, construções de Unidades de Saúde, enfim além de excelente profissional, perdemos um amigo", pontuou.