O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), juntamente com a Marinha do Brasil, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) e a Polícia Civil e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), realizou de 16 a 19 de fevereiro, mais uma edição do projeto “MP na Comunidade”, que resultou em cerca de 516 atendimentos nas áreas de saúde, orientação jurídica, cidadania e outros, para a população ribeirinha de Marechal Thaumaturgo, região de difícil acesso do Juruá.
Os atendimentos foram ofertados por meio do Navio de Assistência Hospitalar Doutor Montenegro do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil. Tendo como prioridade aproximar o MPAC do cidadão, o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento retomou o projeto em seu formato inicial. Além de Marechal Thaumaturgo, a cidade de Porto Walter também recebe atendimentos nesta semana.
Na ação, o MPAC ofereceu serviços do Centro de Atendimento à Vítima (CAV), Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), além da emissão de carteira de identidade, realização de palestras, estudos de casos e acolhimento.
“Com a realização inédita do MP na comunidade nos municípios isolados, nós pudemos identificar que o deslocamento é o sofrimento patente da população e tudo o que permeia esse deslocamento, sobretudo, em relação ao custo do combustível e o tempo que se leva. Nós percebemos, após trajeto de 13 horas de navegação, a quantidade de famílias que dependem desse meio de transporte e como é custoso para elas. Por isso, é muito importante a nossa presença para ouvir e atender a população”, disse o promotor de Justiça Iverson Bueno.