O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial no Acompanhamento do Programa Ruas do Povo (Gaerp), participou, na terça-feira, 31, de uma reunião com representantes do Ministério Público de Contas do Estado (MPC) para discutir questões relacionadas à execução do Programa Ruas do Povo. A reunião ocorreu na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Participaram da reunião a coordenadora do Gaerp, promotora de Justiça Myrna Teixeira Mendoza, e os promotores de Justiça Luis Henrique Rolim e Laura Miranda. Os representantes do MPAC foram recebidos pela procuradora-geral do MP de Contas, Anna Helena de Araújo Lima, e pelos procuradores Mario Sérgio de Oliveira e João Izidro Neto.
O objetivo principal do encontro foi solicitar apoio ao MP de Contas, uma vez que o Gaerp tem a intenção de obter informações e cópia dos processos que tramitaram ou tramitam no TCE/AC relacionados ao Programa Ruas do Povo, visando subsidiar a atuação do grupo, cuja finalidade é identificar, prevenir e reprimir atividades ilícitas em detrimento do programa. Além disso, o Gaerp acompanha de forma contínua as atividades administrativas do programa nos âmbitos extrajudicial e judicial.
Os representantes do MPAC destacaram que o encontro não apenas proporcionou um momento crucial de compartilhamento de informações, mas também fortaleceu ainda mais a colaboração entre as instituições.
“A reunião foi muito importante e proveitosa. Fomos muito bem recebidos pelos colegas do Ministério Público de Contas, que se mostraram bastante solícitos em nos auxiliar no que for possível e pertinente em nossa atuação de acompanhamento da execução do programa Ruas do Povo. Além de tratar dessa questão específica do Ruas do Povo, no âmbito do Gaerp, houve um estreitamento das relações entre o Ministério Público do Estado do Acre e o Ministério Público de Contas, inclusive com a possibilidade de, no futuro, realizarmos eventos e atuação conjunta para nos aproximarmos ainda mais”, disse o promotor de Justiça Luis Henrique Rolim.