..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

MPAC investiga descumprimento de leis em show pirotécnico no réveillon em Jordão

MPAC investiga descumprimento de leis em show pirotécnico no réveillon em Jordão

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Tarauacá, instaurou uma notícia de fato para verificar a regularidade da contratação da empresa “Pessoa Imp. e Exp. de Fogos da Amazônia Ltda”, sediada em Manaus/AM, pelo valor de R$ 60 mil para realização de um show pirotécnico pelo Município de Jordão durante o réveillon 2022/2023. O MPAC também investiga o uso de fogos de artifício com estampido durante as festividades.

O documento, assinado pelo promotor de Justiça Júlio César de Medeiros, aponta que, inicialmente, foi verificado que não houve publicidade da Carta Convite e do processo licitatório no Portal da Transparência de Jordão/AC. Diante disso, o MPAC solicitou análise do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), que concluiu que não houve publicação de Edital e anexos, apenas aviso de licitação, o que contraria a Lei nº 12.527/2011.

Além disso, a queima de fogos com estampidos, que durou cerca de 10 a 15 minutos e foi registrada em vídeos por moradores, é contrária à lei estadual nº 3.939/2022, criada com o objetivo de preservar pessoas idosas, autistas e até mesmo os animais. O promotor destaca também o elevado valor gasto nos fogos de artifício, enquanto há frequentes reclamações de falta de medicamentos básicos e recursos materiais na Unidade Básica de Saúde (UBS), bem como de merenda escolar e combustível para transporte da mesma.

Diante dessas irregularidades, o MPAC requereu informações à Prefeitura Municipal de Jordão e à Secretaria Municipal de Educação de Jordão, no prazo de 15 dias, sobre a regularidade do processo licitatório para a queima de fogos, incluindo sua finalidade, forma de contratação e se houve o cancelamento da Carta Convite. O MPAC também instaurou procedimentos para investigar a possível ausência ou insuficiência de merenda escolar no município e de recursos materiais e medicamentos na UBS de Jordão.

Por fim, solicitou à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e as Políticas Indígenas e ao Instituto do Meio Ambiente do Acre que apurem e, se necessário, apliquem as penalidades aos responsáveis pela queima de fogos com estampidos ocorrida no réveillon 2022/2023. Conforme a lei nº 3.939/2022, as competências para fiscalização e aplicação de penalidades são compartilhadas entre o Estado e os municípios, e as multas serão depositadas em fundos próprios dos órgãos autuadores.