O Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) promoveu o promotor de Justiça Almir Fernandes Branco ao cargo de procurador de Justiça, durante a 5ª Sessão Ordinária realizada nesta sexta-feira, 14.
Almir Branco, titular da 2ª Promotoria Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente, assumirá a 1ª Titularidade de Procuradoria de Justiça Criminal. O edital para o preenchimento da vaga foi aberto em novembro de 2023, recebendo inscrições de oito promotores de Justiça.
Para a promoção por critério de merecimento, o Conselho Superior avaliou diversos aspectos, incluindo conduta profissional, desempenho, produtividade e eficiência do membro no cumprimento de suas funções, com base nos acompanhamentos de desempenho funcional realizados pela Corregedoria-Geral.
“O Dr. Almir é um profissional extremamente dedicado à sua atividade e exerceu por anos funções de relevância na atividade administrativa do MPAC, sendo também uma referência na área da Infância e Juventude. Seu reconhecimento é extremamente merecido”, disse o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento, que preside o Conselho Superior.
Danilo Lovisaro também ressaltou os méritos dos demais promotores de Justiça que participam do certame, bem como a eficiência com que a Corregedoria e o Conselho têm atuado nos processos de movimentação na carreira.
“Agradeço ao corregedor-geral e sua equipe pelo excelente e minucioso trabalho na elaboração dos relatórios de avaliação, essenciais para nossa carreira. Também expresso minha gratidão aos membros deste Conselho pelo compromisso com a transparência e objetividade em todas as promoções e remoções, especialmente aquelas por critério de merecimento. Estou muito satisfeito com o empenho demonstrado hoje para possibilitar esta promoção”, concluiu.
Nascido em São Paulo, Almir Fernandes Branco ingressou no Ministério Público do Acre em 1999 e desempenhou ao longo de sua carreira diversas funções na instituição, incluindo os cargos de assessor especial da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor-corregedor e secretário do Conselho Superior. Ele iniciou sua trajetória como membro do MPAC na comarca de Xapuri e atualmente é titular da 2ª Promotoria Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente, destacando-se pela sua atuação na área da infância, o que o tornou uma referência no estado.