O promotor de Justiça, Luis Henrique Correa Rolim, da Promotoria de Sena Madureira, do Ministério Público do Acre, abriu procedimento preparatório para apurar uma informação encaminhada pelo Ministério Público Federal (MPF) da suposta atuação de garimpeiros no Parque Estadual do Chandless, que abrange os municípios de Santa Rosa, Sena Madureira e Manuel Urbano.
De acordo com o promotor, os garimpeiros teriam vindo do Estado de Rondônia. A possível prática acendeu um sinal de alerta nas autoridades do Acre, principalmente ligadas ao Meio Ambiente.
Com a pandemia do novo coronavírus, os garimpos ilegais se multiplicaram na Amazônia. A corrida por essa nova rota na busca de minerais coloca em risco os ecossistemas da região.
Entre as medidas, Luis Henrique solicita que “seja oficiado ao Ministério Público Federal, solicitando cópia integral do procedimento instaurado naquele Órgão para apuração desses fatos”.
A portaria n.º 0041/2020/PJCv/Sena foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público do Acre, edição desta segunda-feira, 20.