Sesacre diz que mulher não se enquadrava nos padrões para transporte via Samu. Ela foi socorrida por uma ambulância e levada à UPA do Segundo Distrito onde segue internada
Uma denúncia veio à tona na tarde desta quinta-feira (9). Segundo informações uma mulher buscou atendimento junto à UPA da Sobral com sintomas semelhantes aos encontrados em pacientes com a COVID-19. Mesmo como encaminhamento em mãos para ser atendida na UPA do Segundo Distrito, a paciente não foi levada à outra unidade por uma ambulância.
Maria Regina Vieira da Silva passou mal horas após deixar a UPA da Sobral e desmaiar no Terminal Urbano de Rio Branco.
Segundo levantado pelo Notícias da Hora, a mulher foi estabilizada na UPA da Sobral. Recebeu o acolhimento da Assistência Social, mas a paciente teria se recusado a receber o auxílio e resolveu deixar a unidade de saúde por conta própria.
Nota da Sesacre
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) vem a público esclarecer os acontecimentos referentes ao caso de uma mulher que, após buscar auxílio médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral e em seguida se dirigir para a UPA do Segundo Distrito, foi acometida de mal-estar no Terminal Urbano.
Todos os dias, diversas pessoas com problemas respiratórios são atendidas nas unidades de saúde municipais e estaduais. Os pacientes que tenham os sintomas marcantes da contaminação de Covid-19 são encaminhados para a UPA do Segundo Distrito, que é a unidade referência de atendimento para a doença.
Dentro das unidades, o protocolo instaurado é que apenas pacientes com o quadro mais grave da doença, com instabilidade física, sejam encaminhados para a unidade pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A paciente em questão, mesmo tendo buscado atendimento com sintomas de problemas respiratórios, apresentava um quadro estável. Em seu prontuário, o pré-atendimento conta com níveis de pressão, oxigenação e frequência cardíaca normalizados, portanto, não apta ao transporte via Samu.
Após o mal-estar súbito durante o caminho que realizava, a paciente foi socorrida pelo Serviço Móvel e agora se encontra internada na UPA do Segundo Distrito, referência para todos os casos suspeitos de Covid-19, na busca por atendimento especializado.
Rio Branco, AC, 9 de abril de 2020.
Secretaria de Estado de Saúde