Uma mulher de 49 anos morreu na Emergência Clínica da UPA do 2º Distrito, em Rio Branco, na tarde desta quinta-feira, dia 16. A paciente Clemilda Matos vivia em Plácido de Castro, e chegou à unidade hospitalar em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Um membro da família destacou que a mulher estava há quase 20 dias adoentada, e que nas ultimas duas semanas os sintomas relacionadas à Covid-19, causada pelo novo coronavírus, apenas aumentaram. Essa semana, ela não teria conseguido fazer exames de imagem no hospital da cidade.
“Ela estava há vários dias em casa, se cuidando, nesse isolamento, mas infelizmente não melhorou. Ela estava com o marido. Hoje trouxeram ela aqui para Rio Branco, porque ela estava com dificuldade de respirar. Teve parada cardíaca depois de entubarem ela, foi muito rápido”, conta.
O homem revelou que a mulher já havia feito o exame, mas o resultado ainda não havia saído até a hora da transferência de Clemilda para Rio Branco. “O pessoal da vigilância da UPA está em contato com o pessoal para saber quando sairá o exame. Estamos esperando para saber, mas agora não adianta mais”, completa o familiar.
O secretário de Saúde do Acre, Alysson Bestene, confirmou que a paciente fez o exame, mas destacou que a análise ainda está sendo feita pelos profissionais do laboratório de referência, em Rio Branco. "É um caso suspeito, e estamos esperando o resultado do exame. Então, tratamos isso como suspeito apenas, não podemos afirmar que estava ou não com o novo coronavírus" pontuou.