O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Acre (Ipem) realizou nesta quinta-feira, 4, vistoria no Auto Posto Joafra, localizado em Rio Branco, para inspecionar as bombas de combustíveis e realizar a verificação obrigatória.
A ação, que faz parte da agenda nacional do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e está inserida no Plano Nacional de Vigilância de Mercado, vem sendo realizada desde o último dia 11 de abril, em parceria com os 24 órgãos delegados do Ipem no Brasil, com foco em 13 produtos. Nesta semana o alvo são as bombas de combustíveis.
As operações têm caráter orientativo e os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades serão instruídos a corrigir os procedimentos. Em caso de reincidência, estarão sujeitos às penalidades previstas em lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.
Segundo o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, os fiscais vão avaliar se os produtos têm selo, se passaram pelas verificações obrigatórias. “O objetivo é orientar consumidores, produtores e comerciantes sobre os riscos dos produtos irregulares e piratas. Valorizamos, dessa forma, o bom comerciante e o fabricante, ao mesmo tempo em que ampliamos a presença do estado brasileiro”, informou Márcio.
Ouvidoria Inmetro
Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Inmetro, pelo telefone 0800 285 1818 (segunda a sexta-feira, das 9 h às 17 h) ou pelo site www.gov.br/inmetro/ouvidoria
Ouvidoria Ipem – Acre
Para dirimir qualquer dúvida ou para outras informações, o consumidor ou empresário pode entrar em contato com o telefone da Ouvidoria do Ipam/AC (68) 3229-5566.