“Não há complicações de vacinas no longo prazo”, diz Thor Dantas ao falar dos imunizantes contra a covid-19

“Não há complicações de vacinas no longo prazo”, diz Thor Dantas ao falar dos imunizantes contra a covid-19

O médico infectologista, Thor Dantas, usou as redes sociais nesta terça-feira, 21, para responder uma internauta acerca da confiabilidade e dos receios que parte da população tem em relação à vacina contra o coronavírus, doença que vitimou mais de 600 mil pessoas no Brasil.

No Tweet, o infectologista compartilha uma mensagem que recebeu de uma pessoa que estava temerosa em relação a tomar a 3º dose do imunizante, apesar de já ter tomado as duas primeiras doses.

Em seguida, o médico infectologista, que é referência no assunto explicou que não há complicações de vacinas a longo prazo e afirmou que os boatos que rondam a sociedade são fruto de uma teoria de conspiração.

"Gente, não há complicações de vacinas no longo prazo. Nunca houve. Com nenhuma vacina até hoje. Isso é teoria da conspiração. Esquece! Não há nenhuma plausibilidade nisso. Existem efeitos adversos, como toda intervenção médica tem, e elas são bem conhecidas, todas no curto prazo", afirmou.

"Com 4 vacinas diferentes disponíveis deveríamos, na minha opinião, estar usando-as, nessa altura da pandemia, de forma mais inteligente e individualizadas, levando em conta efeitos adversos e taxas de eficácia diferentes em grupos populacionais específicos", acrescentou.

"Talvez eu opinasse, considerando a disponibilidade, evitar: 1) AZ em mulheres jovens, 2) Pfizer em adolescentes de 16-24 e 3) coronavac em idosos e IS. Com um mínimo de planejamento isso seria plenamente possível…", encerrou.