2009 JF1, asteroide detectado há cerca de 12 anos pela agência americana, tem probabilidade de atingir a Terra na data. Entretanto, não há tanto motivo para ansiedade ou comemoração
A Agência Espacial americana (Nasa) divulgou detalhes de um possível encontro da Terra com o asteroide conhecido como 2009 JF1. O corpo rochoso com mais de 130 metros e força de mais de 250 mil toneladas poderia atingir a Terra no dia 6 de maio de 2022.
Os cálculos foram feitos por cientistas da própria Nasa, responsáveis por detectar e acompanhar a trajetória de novos corpos celestes, identificando seu grau de risco para o planeta. O 2009 JF1 foi detectado no espaço ainda em 2009.
Entretanto, não há muitos motivos para susto ou comemoração: mesmo sendo classificado como “potencialmente perigoso”, as hipóteses do asteroide realmente atingir a terra é de 0,026% ou simplesmente uma em 3.800, segundo dados fornecidos pela Agência em site, segundo uma escala obtida como Escala de Palermo.
O 2009 JF1 está na categoria “Near Earth Objects” (NEO), tradução live para “Objetos próximos a Terra” O termo refere-se a qualquer objeto, como asteroides, em que sua órbita está próxima à Terra.
A Nasa segue acompanhando a órbita do asteroide através do sistema Sentry - ele determina o grau de desvio dos corpos celestes e supõe seus trajetos de voo em até 100 anos seguintes, classificando-os através de seus tamanhos, velocidades e datas de impacto potenciais.