..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Natura Amplia Práticas Regenerativas com Ekos Cacau na Amazônia

Natura Amplia Práticas Regenerativas com Ekos Cacau na Amazônia

Produção da fruta beneficia 189 famílias no Pará e fortalece o propósito de regeneração ambiental e social da marca

A Natura lança a linha Ekos Cacau, que utiliza o bioativo da Amazônia como principal ingrediente e visa ampliar o apoio e renda nas cadeias produtivas da região. O cacau amazônico é utilizado na linha Ekos pela primeira vez e intensifica o foco em regeneração ambiental e impacto social positivo. A novidade beneficia 189 famílias de duas comunidades fornecedoras, reforçando, em ano de COP30 no Brasil, a bioeconomia como uma alternativa concreta ao desmatamento.

"Ter uma linha de produtos dedicada ao cacau amazônico é um ótimo exemplo de como o uso consciente da sociobiodiversidade traz benefícios tanto para a comunidade quanto para o meio ambiente. Esse lançamento representa mais geração e distribuição de renda para as famílias envolvidas na cadeia de produção e reforça nossa estratégia de fomento à regeneração”, explica Angela Pinhati, Diretora de Sustentabilidade da Natura.

O cacau utilizado na linha Ekos é cultivado em sistemas agroflorestais (SAFs), uma prática regenerativa que combina o plantio da matéria-prima com outras espécies nativas, como castanha-do-pará, taperebá e ipê, em áreas degradadas. Esse modelo de cultivo já contribui para a recuperação e conservação de 8.116 hectares de floresta na região. Além da regeneração florestal, o manejo melhora a fertilidade do solo e estabiliza a produção sem a necessidade de desmatar novas áreas. Já o processamento das amêndoas do cacau para obtenção da manteiga e essência é feito no Ecoparque, centro tecnológico da Natura em Benevides (PA). Todo esse ciclo contribui com o compromisso da Natura de ser um negócio 100% regenerativo até 2050. “Sustentar a vida, o planeta e as relações nos moldes atuais já não basta, é preciso regenerar”, diz Pinhati.

Benefícios para a pele e para a comunidade

A Natura mantém um relacionamento de 25 anos com fornecedores da Amazônia, impactando atualmente mais de 10 mil famílias que atuam de forma sustentável e contribuem para a preservação de 2,2 milhões de hectares de floresta em pé, o equivalente a 14 cidades de São Paulo. A principal fornecedora de cacau para a nova linha Ekos é a cooperativa CEPOTX, localizada em Altamira (PA), que reúne agroextrativistas com pequenas propriedades.

Mauro Costa, gerente sênior de suprimentos da Natura, enfatiza que a relação com as cooperativas vai além da compra da matéria-prima. "Nossa intenção é estabelecer um modelo justo, com parcerias duradouras que valorizem e reconheçam o trabalho das comunidades locais. Também fornecemos assistência técnica, que inclui suporte para certificação regenerativa e programas de incentivo financeiro, e ajudamos os produtores a aprimorar suas práticas agrícolas e comerciais", afirma. A Natura também conta com o Mecanismo Financeiro Amazônia Viva, desenvolvido em parceria com a VERT Securitizadora e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), que oferece crédito e investimentos para garantir capital de giro às cooperativas, auxiliando os pequenos agricultores a enfrentar desafios sazonais e a negociar seus produtos em melhores condições.

Sobre a linha Ekos Cacau

O cacau se destaca também pelos benefícios de alta performance para a pele: estudos in vitro mostram que seu bioativo pode estimular em até 2x* a produção de colágeno — proteína essencial para a firmeza e sustentação da pele, cuja síntese diminui naturalmente com o envelhecimento. Já presente na composição de outros produtos da Natura, como a linha Tododia, a matéria-prima agora assume protagonismo na nova linha, com produtos como hidratantes corporais, sabonetes e protetores labiais. A edição especial de Ekos Cacau tem a colaboração da artista amazônida Winny Tapajós, valorizando a cultura local. Os produtos já estão disponíveis para compra com as Consultoras de Beleza Natura, nas lojas físicas e no e-commerce da marca.

*2x mais colágeno: resultado comprovado do bioativo em modelo in vitro.