..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Neuropediatra diz que diagnóstico do transtorno do espectro autista não é limitador, é libertador

Neuropediatra diz que diagnóstico do transtorno do espectro autista não é limitador, é libertador

A convidada do podcast Conversa Franca desta segunda-feira, 06, foi a neuropediatra Cholen Werklaenhg, que atualmente atende na rede pública do Estado e pôde explicar com riqueza de detalhes muitas informações referentes ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), condição caracterizada pelo comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos em crianças.

De acordo com a neuropediatra não existe uma cura, ou um medicamento que cure esse transtorno, mas sim métodos e profissionais que podem realizar um acompanhamento para o desenvolvimento da criança.

A médica disse também que o DSM-5 , que é o último manual de doenças de saúde mental no mundo, classificou como diagnóstico do transtorno do espectro autista três itens muito importantes: atraso na fala, dificuldade na interação social e comportamentos restritos e repetitivos.

A pediatra também alertou aos pais que observem a seletividade alimentar da criança, pois isso pode ajudar muito na identificação de uma possível criança com TEA.

“A criança apresenta muitas vezes uma seletividade alimentar, a mãe chega e diz: ‘Meu filho só come arroz, meu filho só quer comer farinha, meu filho divide ali a comida, não aceita alimentos mais pastosos ou com uma textura assim ou assada. Então, isso é um transtorno sensorial muito próprio do autismo, mas não só do autismo. Outros transtornos, como TDH também tem o transtorno sensorial’”, explica Cholen Werklaenhg.

Assista a este super bate-papo e aprenda muito sobre este assunto do transtorno do espectro autista com a neuropediatra Cholen Werklaenhg através do nosso canal do YouTube através do link.