O primeiro final de semana com o decreto de restrições mais rígidas terminou sem pessoas presas por promoção de aglomeração ou desobediência. Neste final de semana, o primeiro com as novas regras, teve registro de festas clandestinas e venda de produtos em desrespeito à norma.
Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, Paulo Cesar Santos, o decreto cumpriu o objetivo de promover o isolamento social, e, consequentemente, reduzir os indicadores de infecção pelo coronavírus, que até o domingo, já havia tirado a vida de 1.122 pessoas.
“O mais importante do episódio, é que ele chegou ao conhecimento das autoridades por meio de denúncia. Não chegamos lá e todos foram retirados. Não houve nenhuma condução em razão de desobediência em razão desse fato. Todos foram dissuadidos”, lembrou o gestor ao citar uma festa frustrada após reportagem do Portal Notícias da Hora.
O secretário destacou, ainda, que a partir desta segunda-feira, dia 15, a lei que obriga o uso de máscara será fiscalizada, e quem estiver sem o equipamento de proteção poderá ser multado pelos policiais e agentes de fiscalização. Uma reunião, nesta manhã, definirá a diretriz de trabalho das equipes.