Os últimos dias de janeiro e os primeiros de fevereiro de 2022 serão com tempo instável, muitas nuvens e chuvas a qualquer hora, na maior parte do Acre, segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale. Em muitas áreas, as chuvas serão intensas e acompanhadas de raios, principalmente nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, assim como no alto curso dos rios Purus, Tarauacá e Juruá.
As causas de tanta chuva são a incursão de muita umidade do oceano Atlântico e a aproximação de ar um pouco mais frio, vindo do sul da América do Sul, além da formação de baixa pressão atmosférica entre o Acre e Mato Grosso.
No sábado e no domingo, durante o dia, a temperatura máxima deverá ficar abaixo de 26ºC, na maior parte do Acre. No leste e no sul do estado, onde estão situadas, entre outras, as cidades de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, as maiores temperaturas poderão ficar até abaixo de 24ºC, durante o dia inteiro.
A partir de segunda-feira (31), o calor retorna, mas as chuvas vão continuar, mas de forma passageira e com menos intensidade, porém, ainda volumosas, pelo menos até a próxima quinta-feira (3).
Assim, alertamos a população e as autoridades para a alta probabilidade de ocorrência de transtornos, como alagamento de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores, danos às edificações e deslizamentos de terra.
NÍVEL DOS RIOS SOBE MUITO NOS PRÓXIMOS DIAS
As chuvas intensas dos próximos dias farão o nível dos principais rios do Acre subir rápida e acentuadamente, podendo, em alguns pontos, ficar próximo da cota de alerta ou, até, superá-la, principalmente na cidade de Tarauacá.
No entanto, não há motivos para preocupações alarmantes, pois as chuvas diminuirão bastante a partir do próximo dia 4 de fevereiro.