No Acre, casal vence a dependência química com o uso do chá de ayahuasca

No Acre, casal vence a dependência química com o uso do chá de ayahuasca

No podcast Conversa Franca desta terça-feira, 25, os entrevistados foram o casal Pedro Alberto, 30 anos, e Heloina Santos, 38 anos, ambos ex-dependentes químicos com histórias parecidas.

Pedro Alberto, que é natural de Salvador (BA), contou que começou a usar maconha com apenas 9 anos de idade, e que aos 13 anos, conheceu a “pedra”, substância química derivada da pasta base de cocaína, e foi aí que começaram os problemas em sua vida.

“Perdi tudo que tinha na vida: ‘confiança, família, amigos e dignidade’. Ficava de semanas usando drogas, pois não queria saber de outra coisa. A droga era tudo pra mim, me consumia e eu não tinha forças para parar naquele momento”, disse Pedro.

Pedro contou que sua vida mudou após conhecer o chá da ayahuasca, bebida sagrada utilizada por centros espíritas do Acre e outros lugares do Brasil. O chá é um líquido de cor marrom escura, obtido a partir de partes de duas plantas: o cipó de mariri (Banisteriopsis caapi) e as folhas da chacrona (Psychotria viridis). De acordo com ele, 70% das pessoas que fazem o tratamento conseguem se recuperar utilizando o chá sagrado.

Quem também contou um pouco do que foi passar 14 anos na dependência química foi a sua companheira, Heloina Santos, de 38 anos, natural de Brasiléia. Heloina disse que tudo começou quando ela resolveu aceitar o convite de um amiga que a chamou para usar pasta base de cocaina.

“Uma amiga minha me convidou para usar droga dizendo que eu sentiria um barato, daí aceitei e usei com ela, depois disso não parei mais e passei a usar como esporte, usava para ir pra balada com alguns amigos, e usava finais de semana, mas daí chegou a um nível que eu já passei a usar todos os dias”, conta.

Pedro e Heloína se conheceram no centro terapêutico Caminho de Luz. Hoje são noivos e monitores da casa terapêutica após passarem pelo processo de internação.

Heloína, que deixou o vício há 10 anos, disse que 90% das pessoas que passaram pelo Caminho de Luz venceram a dependência química com o uso do chá sagrado.

Esses e outros assuntos vocês podem acompanhar através do nosso canal no YouTube: