O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência do Ministério Público do Acre (MPAC) e o Instituto de Identificação da Polícia Civil unem esforços para oferecer a emissão gratuita de carteiras de identidade a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação assistencial irá acontecer nos dias 19 e 20 deste mês.
O Espaço Cultural Autista, instalado no shopping, será palco dessa iniciativa, atendendo até 50 pessoas por dia. O ambiente será cuidadosamente adaptado para considerar as necessidades específicas do público autista, abordando questões como sensibilidade à luz, ao toque e ambientes sonoros.
A coordenadora do Centro de Apoio, procuradora de Justiça Gilcely Evangelista, enfatiza que o projeto "TEA – Eles Não Estão Sós" visa não apenas oferecer identificação, mas também mapear o quantitativo de pessoas com TEA no estado, orientando futuras ações voltadas a esse público.
Para o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Junior César da Silva, esta é a primeira ação específica para o público TEA realizada pelo Instituto. Ele destaca a importância de estender os braços da cidadania até aqueles que necessitam de atendimento especial.
O evento não se limitará à emissão da carteira de identidade, mas incluirá a emissão da Carteira Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (e-CEPTEA), em parceria com a Sesacre. Essa carteirinha digital, com validade estadual, não só proporcionará identificação eficaz, mas também garantirá benefícios e direitos aos indivíduos com TEA.