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No Dia Nacional da Saúde Bucal, serviço odontológico da Fundhacre soma mais de 11 mil procedimentos

No Dia Nacional da Saúde Bucal, serviço odontológico da Fundhacre soma mais de 11 mil procedimentos

A frase “A saúde começa pela boca” não poderia ser mais verdadeira. Sendo a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio externo, nossa boca é uma das principais portas de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. É por isso que, uma boa higiene e ir ao dentista diminui regularmente o risco de desenvolvimento de problemas bucais.

Nesta quarta-feira, 25, comemora-se o Dia Nacional da Saúde Bucal. No Acre, a data é motivo de celebração com os avanços do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), sendo a única referência para o atendimento de especialidades odontológicas para todo o estado. De janeiro a outubro deste ano, cerca de 11.819 procedimentos foram realizados. Por mês, a média é de 478 atendimentos. O centro oferece as especialidades de periodontia, cirurgia oral menor, endodontia e prótese dentária com a confecção de prótese total.

“Tem sido um ano produtivo. O CEO é de extrema importância para a população. Nós também atendemos pacientes da Nefrologia, Serviço de Atendimento Ambulatorial Especializado e Unacon, além de termos profissionais dentro da UTI do complexo hospitalar”, explica o coordenador do CEO, Felipe Castelo.

Garantir o acesso à saúde é uma das prioridades do governo do Acre para avançar cada vez mais no atendimento à população acreana. Um exemplo desse avanço é o aumento progressivo no número de atendimentos odontológicos, bem como a ampliação do espaço de quatro para oito consultórios, onde atuam, por regime de escala, 20 cirurgiões-dentistas.

Rosimeire Souza, mãe do paciente Marcos Torres, portador de deficiência cognitiva, diz que mesmo tendo que se deslocar até duas vezes por mês do município de Bujari para a capital para o filho fazer o tratamento bucal, é recompensador.

“Não tenho o que reclamar do atendimento. Tive facilidade para marcar e até remarcar quando não pudemos vir. Como o meu filho tem deficiência cognitiva, às vezes ele não quer manter a rotina de escovar os dentes e nem deixar alguém ajudá-lo. Aqui, todos os dentistas o atenderam muito bem e tiveram paciência”, afirma.