A primeira fase da Copa do Brasil teve seguimento nesta quinta-feira. Em Rio Branco (AC), o Coritiba visitou o Humaitá-AC, no Estádio Florestão, e venceu por 3 a 0. Alef Manga (de pênalti), Kaio César e Robson marcaram os gols do jogo.
Assim, o Coxa Branca se classifica para a segunda fase da competição nacional e segue vivo em busca do objetivo da diretoria de chegar ao menos na terceira etapa. Além disso, permanece invicto na temporada 2023 - ao todo, são 11 jogos, com sete vitórias e quatro empates.
Por outro lado, o Humaitá, que disputou a Copa do Brasil por sagrar-se campeão acreano, dá adeus ao torneio mata-mata novamente no primeiro confronto. Em 2022, primeiro ano em que jogou o campeonato em sua história, foi eliminado após empatar com o Brasiliense por 2 a 2, em casa. A equipe de Brasília tinha a vantagem da igualdade.
Na próxima fase, portanto, o Coritiba enfrenta o vencedor de Real Ariquemes-RO e Criciúma. As equipes duelam na próxima quinta-feira (02), às 20 horas (de Brasília), com mando do clube da Região Norte. A partida pela segunda fase, que acontecerá também de maneira única, entretanto, ainda não tem data, horário e local definidos.
Antes disso, então, o Coxa Branca visita o Operário-PR, pela última rodada da primeira etapa do Campeonato Paranaense. A bola rola no domingo, a partir das 16 horas, no gramado do Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa (PR). Ambos os clubes já estão classificados às quartas de final do Estadual.
O jogo entre Humaitá-AC e Coritiba
Logo aos oito minutos do primeiro tempo, o Coritiba teve ótima chance de abrir o placar. Alef Manga foi derrubado dentro da área e o árbitro assinalou pênalti. O próprio camisa 11 foi para a cobrança e bateu no canto esquerdo do goleiro Babau para fazer o primeiro no Florestão. A bola ainda bateu na trave antes de entrar.
Aos 27, Kaio César recebeu de Alef Manga, dentro da área, após jogada trabalhada e chutou de primeira. Babau falhou na hora de fazer a defesa e acabou aceitando a finalização. Novamente a bola bateu na trave antes de morrer no fundo do gol.
Seis minutos depois, o Coxa Branca marcou o terceiro com Rodrigo Pinho. O camisa 9 recebeu de Alef Manga e converteu, mas o assistente assinalou impedimento do atacante e anulou o gol. Esta fase da Copa do Brasil não possui VAR.
Na volta do intervalo, Robson levou perigo logo aos nove minutos. O meio-campista do Coritiba roubou a bola no ataque, avançou pelo centro e arriscou da entrada da área. A bola desviou e saiu rente ao travessão, em escanteio. Aos 22, Rodrigo Pinho tabelou com Alef Manga e cabeceou para o gol, mas a defesa do Humaitá afastou.
Por fim, já na reta final, o Coritiba deu números finais à partida. Aos 37 minutos, William Pottker fez bela jogada individual e acionou Robson, que não desperdiçou e anotou o terceiro dos visitantes.