..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

No Ministério da Saúde, Frank Lima consegue equipamentos de combate o mosquito da Dengue

No Ministério da Saúde, Frank Lima consegue equipamentos de combate o mosquito da Dengue

O secretário municipal de saúde, Frank Lima, cumprindo agenda na manhã desta quinta feira 15, no Ministério da Saúde em Brasília, garantiu o envio para a capital acreana de 250 mil pastilhas, conhecido como Espinosade e Larvicidas, usado no controle e combate o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue.

Essas novas larvicidas, tem o potencial de eliminar as larvas e óvulos do mosquito em apenas cinco minutos, diferente do larvicida Piriproxifen que vinha sendo usado, sendo apenas larvicidas de retardo.


Segundo o secretário, a capital acreana foi uma espécie de campo experimental para o Ministério da Saúde e os resultados se mostraram bastante positivos controlando a epidemia existente no final do ano passado, agora, já no primeiro semestre.


“É uma satisfação muito boa quando a gente vem para uma reunião dessa tão importante aqui em Brasília no Ministério da Saúde e ainda mais para mostrar resultados tão positivos lá em Rio Branco. Com muita dedicação e persistência, conseguimos sair daquela onda epidêmica que enfrentávamos no final do ano passado. Eu estou muito satisfeito com o nosso trabalho e sem claro esquecer, dos nossos guerreiros que estão dia a dia em campo, nos bairros, nas casas e atuando para que as pessoas fiquem cada vez mais seguras e protegidas desse mosquito”, disse animado o secretário Lima.

 

Para o coordenador de Vigilância de Arboviroses, Dr. Rômulo Henrique e Ricardo Passos do Setor de Entomologia, ambos do Ministério da Saúde, se mostraram muito satisfeitos com os relatórios apresentados por Frank sobre a redução de dengue na capital do Acre, e deram a garantia do envio de mais recursos e equipamentos no enfrentamento do mosquito Aedes aegypti.

 

“É muito salutar uma reunião dessas quando a gente vê resultados tão bons. Ao Frank, secretário jovem da saúde no Acre, pedimos que o município faça os pedidos dentro do sistema do Ministério da Saúde, e será liberado imediatamente o que for possível e necessário. Temos que ajudar pessoas como o senhor que vem ao Ministério, se antecipar as novas possíveis ondas epidemias como a que vocês vivenciaram recentemente. Conte com a gente”, garantiu Dr. Rômulo Henrique.

 

Já Ricardo Passos, também deu uma boa notícia ao Secretário Frank Lima. “Já está pronto o termo de doação de oito equipamentos de UBV costal, usado para nebulização de ambientes, necessários para o controle de mosquitos. Esses equipamentos devem chegar na capital, num prazo de 10 dias”.


À reportagem, Frank Lima, deu como positivo essa primeira reunião e ainda na tarde de hoje, irá se encontrar com alguns parlamentares da bancada acreana e tratar sobre a liberação de recursos para a pasta da Saúde de Rio Branco.