Após a reclassificação da situação da pandemia em todo o Acre, o Vale do Juruá passou da bandeira amarela para laranja, portando, regrediu nas regras de contenção da pandemia do coronavírus. Dessa forma, instituições públicas e privadas, igrejas, bares e restaurantes devem fechar as portas no dia 19 próximo.
A decisão foi tomada na semana passada pelo Comitê Especial de Acompanhamento da Covid-19, que avaliou a situação da região do Juruá como a mais preocupante do estado. Dessa forma, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá, Feijó voltam a ter medidas ainda mais restritivas.
Em entrevista ao site Juruá Online, o vice-presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Assem Cameli, pediu que o Comitê reavaliasse as medidas, de forma a manter o funcionamento com redução de pessoas nas dependências dos espaços comerciais. Pediu, ainda, que se espere mais uma semana para aplicar as regras. “Acabamos de sair de uma eleição com muita aglomeração.
Então daqui a uma semana o cenário será outro. O comércio segue as regras sanitárias e não causa aglomeração. Agora, com o Natal se aproximando, precisamos que o comércio reaja e não que seja fechado”, questionou.