Os conselheiros da Câmara Temática de Culturas Ayahuasqueiras, entidade integrante do Sistema Municipal de Cultura de Rio Branco (AC) que congrega diversas instituições religiosas que fazem uso do chá ayahuasca, vimos a público nos manifestar diante de matérias recentemente publicadas na imprensa local, com a manchete "UDV defende atos golpistas e apoio a Bolsonaro sob protesto de fiéis no país”.
Esclarecemos que as comunidades ayahuasqueiras representadas na Câmara Temática, a exemplo da União do Vegetal (UDV), não apoiaram, em caráter institucional, qualquer manifestação política ou ideológica contrária às leis do país.
É importante lembrar, neste contexto, que o divisionismo político e ideológico no Brasil acentuou-se nos últimos anos em todos os grupos de convivência, inclusive nas comunidades religiosas em geral, e em nossas casas não foi diferente, de modo que também observamos essa diversidade de opiniões e condutas.
A partir de tal percepção, entendemos que manifestações isoladas de pessoas ou grupos dentro de cada universo ayahuasqueiro devem ser objeto de averiguação, de acordo com as regras estatutárias de cada entidade, à luz da Constituição Federal e demais normas pertinentes.
Dessa forma, repudiamos qualquer tentativa de tratar, de modo generalista, pronunciamentos específicos de membros da União do Vegetal como expressão da orientação oficial da instituição religiosa.
Essa religião beneficente sempre teve suas portas abertas para qualquer um que quisesse conhecer sua doutrina e constatar seu trabalho pela paz.
Salientamos, ainda, que a legitimidade do uso da ayahuasca não está sujeita ao condicionamento ideológico em qualquer sentido em um país democrático, uma vez que as pessoas são livres para defender suas opiniões e devem responder pessoalmente por seus atos quando contrários às leis do país.
A UDV, assim como as demais comunidades ayahuasqueiras tradicionais, cumpre rigorosamente princípios éticos, legais e morais no uso responsável da ayahuasca, incluindo a utilização do chá estritamente no contexto religioso, compromisso firmado na Carta de Princípios das Religiões Ayahuasqueiras.
Dessa forma, os conselheiros desta Câmara nos solidarizamos com a União do Vegetal e a reconhecemos como uma organização religiosa de imenso valor na construção e fortalecimento do uso legítimo da ayahuasca no Brasil e em diversos países.
Rio Branco/AC, 17 de fevereiro de 2023.
Conselho da Câmara Temática de Culturas Ayahuasqueiras de Rio Branco
NOTA DE ESCLARECIMENTO
UDV