A Faculdade Pitágoras Rio Branco realizará a I Semana Jurídica, do Curso de Direito, com o tema “Novos Direitos e seus desafios perante a sociedade contemporânea”. O evento acadêmico terá início no próximo dia 25 novembro.
A abertura da I Semana Jurídica terá como convidada de honra, e homenageada, a desembargadora, Eva Evangelista, decana do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). O evento acadêmico irá reunir apresentações de trabalhos dos alunos do curso de Direito Pitágoras.
O Juiz de Direito Pablo Stolze fará uma palestra, por meio de vídeo conferência. O magistrado, que possui vasta experiência acadêmica, é autor e co-autor de várias obras jurídicas, incluindo o Manual de Direito Civil, o Novo Curso de Direito Civil e o Manual da Sentença Cível.
Outro debate bastante proveitoso será conduzido pela Juíza Renata Albuquerque Palcoski que ministrará sobre "Direito Sistêmico" e, logo, em seguida, o tema "Mediação" com conciliador e especialista em Direito Previdenciário, Márcio Quintão, ambos do Tribunal Regional do Trabalho 14 Região. A programação contará ainda com diálogos, mesa redonda, feira jurídica e concerto musical e apresentação de talentos Pitágoras.
“A Pitágoras nos propões o desafio de realizarmos a primeira semana jurídica da instituição. Será a oportunidade de obtermos ainda mais conhecimento com a participação de grandes juristas locais e de fora, com a ajuda da tecnologia, por meio da teleconferência. Estamos preparando uma programação para os ingressantes do curso e também para aproximar a faculdade da sociedade”, destaca o acadêmico Victor Augusto de Farias, membro da primeira turma e da comissão organizadora do evento.
A professora das disciplinas de Direito Constitucional e História do Direito, Helcíria Albuquerque, salienta que o evento irá oportunizar aos acadêmicos a publicação dos artigos científicos na Primeira Revista Eletrônica do Curso de Direito Pitágoras. O evento contará ainda com diálogos, mesa redonda, feira jurídica, concerto musical e apresentação de talentos da faculdade.
"Será nosso primeiro evento acadêmico. Estaremos debatendo um tema que vai de encontro com a sociedade, pois atualmente temos vários arranjos familiares e civis e de como Direito tem acompanhado essas transformações. O grande desafio para o operador do Direito é materializar os direitos fundamentais assegurados na Constituição Federal, quer sejam individuais ou coletivos, públicos ou privados. Nossa proposta é debater esse tema que vem sendo discutido em todas as esferas do Direito", ressalta Helcíria Albuquerque.