O número de casos confirmados da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, em Cruzeiro do Sul e região, pode saltar para 30 até a próxima segunda-feira, dia 20. É o que mostra o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul, publicado na quinta-feira, dia 16.
Um total de 27 novas pessoas está relacionado no periódico como casos suspeitos cujos exames já estão em análise. Além disso, há outras 63 pessoas que estão sendo monitoradas porque tiveram contato que tiveram com as pessoas suspeitas. Na cidade, dois casos já estão confirmados, e são de um casal.
Segundo a secretária de Saúde da cidade, Juliana Pereira, os exames foram enviados para Rio Branco. “É preocupante, precisamos manter o isolamento social, precisamos entender que temos que nos resguardar nesse momento, manter o monitoramento dessas pessoas”, enfatizou o prefeito.
A médica infectologista Rita de Cássia Lima, destacou que a partir de agora os exames serão realizados apenas em pessoas que estiverem internadas, seguindo um protocolo do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Acre, que preconiza esta medida a partir do momento que o estado atinge 100 casos da doença.
“Antes sendo caso suspeito já coletava, independente do grau de gravidade. A partir de agora serão coletados apenas das pessoas que apresentem sintomas e estejam internados, além dos casos envolvendo os profissionais de saúde. Os casos leves serão acompanhados pelo profissional da unidade básica de saúde. É um protocolo do Ministério da Saúde”, destacou.