As mães taraucaenses estão em pânico com a quantidade de mortes de bebês na maternidade Ethel Muriel Geddis. Foram registradas 18 mortes em 2019 na unidade. A informação é da vereadora Janaina Furtado.
A parlamentar foi à maternidade depois de ser procurada por um grupo de mulheres de Tarauacá para saber da direção da unidade o porquê de tantas mortes de bebês e se alguma ação do poder público para evitar esse tipo de tragédia.
A vereadora informou que ocorrem em média 100 partos por mês e esse numero de mortes é alto desde 2015, quando se computou 30 mortes durante o ano. Em 2016 foram 36, 2017 foram 25 e 2018 morreram 24 bebês. Em 2019, ja são 18 bebês que morreram e isso tem deixado mães em pânico quando vão pra maternidade dar à luz, relata.
"A hora é de juntar forças e buscar apoio em todos os poderes e na sociedade para tentar se resolver o problema. Não adianta atirarmos pedra e culpar os médicos, enfermeiros, técnicos e direção da maternidade, que não vamos resolver a situação. A hora é de juntar forças", diz.
A direção da unidade Informou que a Secretaria de Saúde já foi informada e vai enviar uma equipe à maternidade do município para investigar as causas das mortes.