Os Trajetos feitos pelos mais de 20 mil recenseadores que visitaram os mais de 5 milhões de estabelecimentos durante o Censo Agropecuário 2017, estão disponíveis para todos os municípios brasileiros. Os arquivos estão no formato kml, e podem ser visualizados pelo Google Earth ou outros sistemas de informações geográficas.
No Censo Agropecuário 2017, os recenseadores visitaram cada estabelecimento, registrando coordenadas e aplicando questionários, por meio dos dispositivos móveis de coleta (DMC) que operam com um aplicativo desenvolvido pelo IBGE. Os dispositivos dispõem de GPS indicando o caminho correto ao recenseador.
Essa tecnologia permitiu pela primeira vez numa operação censitária, que se armazenassem as coordenadas de forma sistemática a cada intervalo de tempo durante a coleta, e esses dados, estão representados cartograficamente com os trajetos percorridos pelos recenseadores.
Este registro sistematizado dos trajetos permite dar visibilidade às trilhas e estradas vicinais que muitas vezes são desconhecidas nos mapeamentos, contribuindo para melhor definição das rotas para se chegar aos locais recenseáveis e pode auxiliar tanto trabalhos de campo futuros do IBGE, quanto de instituições e empresas que necessitam de informações sobre as localidades.
O download pode ser feito a partir do link: https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/resultados-censo-agro-2017/trajetos-dos-recenseadores.html.
Na mesma página é possível acessar o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) que contém as coordenadas de cada estabelecimento agropecuário pesquisado no Censo Agro 2017.