A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Acre (OAB/AC) realizou nesta sexta-feira, 20, a entrega de livros à Unidade de Regime Fechado (URF) do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen). O material foi arrecadado durante a campanha Ressocializando Pela Leitura, onde toda a advocacia colaborou com a doação de livros literários.
A campanha contou também com a adesão da vice-governadora do Estado, Mailza Assis, que doou diversas bíblias ao projeto.
Estiveram presentes na agenda, juntamente com o presidente Rodrigo Aiache, a conselheira federal Helcínkia Albuquerque, e os presidentes das Comissões de Assuntos Carcerários, Antônio Araújo, de Direitos Humanos, Gabriel Maia Gelpke, e da Advocacia Criminal, Carlos Medeiros.
“Acabamos de entregar vários livros arrecadados pelo projeto Ressocializando pela Leitura, organizado pelas Comissões de Assuntos Carcerários, Criminal e Direitos Humanos, e estou muito feliz que a OAB pôde contribuir mais uma vez com a sociedade”, ressaltou o presidente Rodrigo Aiache.
O professor da escola existente dentro da URF, Juscelino Bandeira, ressaltou a importância dessa colaboração. “Essa doação é de fundamental importância, os presos atendidos pelo projeto vão ser contemplados com obras de literatura que foram doadas pela OAB e a gente incentiva para que outras instituições façam o mesmo”, destacou.
Segundo o diretor da URF, Caio Carvalho, esses livros serão usados na remissão de pena nos projetos de leitura na unidade. “Cada preso que lê um livro por mês chega a remir quatro dias. Então, é possível que o reenducando consiga remir 48 dias por ano somente com leitura. Além disso, ele pode cumular essa remissão com o trabalho, por exemplo. Essa iniciativa é muito boa, estamos felizes em receber essa doação, agradecemos à Presidência da OAB/AC por estar presente e também toda sua equipe”, afirmou.