Na próxima segunda-feira, dia 8, no fim da tarde ou durante a noite para terça-feira, chegará ao Acre uma fraca onda polar, provocando chuvas fortes, que poderão ser acompanhadas de temporais, avisa o pesquisador meteorológico Davi Friale.
Essa fraca onda polar poderá caracterizar uma fraca friagem no leste e no sul do estado, mas deverá ser mais intensas do que a primeira friagem, que ocorreu no último dia 19 de fevereiro, quando foi registrada a menor temperatura de 2023 no Acre, até o momento, com 18,0ºC, ocorrida em Rio Branco.
O principal fator responsável pelo bloqueio de massas de ar frias mais intensas a chegar ao Acre é a pressão atmosférica relativamente alta, que está sobre a região, pois as temperaturas não estão muito altas. Até o momento, o dia mais quente do ano, por exemplo, em Rio Branco, registrou 33,5ºC (aeroporto da cidade), no dia 28 de abril, ou seja, não houve calor acentuado para estimular uma baixa pressão suficiente para a entrada de ar frio polar.
Enquanto a temperatura, no leste e no sul do Acre, não superar 34ºC, a probabilidade de uma forte onda de frio atingir o estado é baixa. Assim, não há tendência, pelo menos até o próximo dia 15 de maio, de que ocorra uma friagem típica na região.
No entanto, é provável que, na segunda quinzena do mês, uma massa de ar um pouco mais forte atinja o Acre e as áreas vizinhas.