Os ônibus da Universidade Federal do Acre e do Instituto Federal do Acre, que partiram de Rio Branco com destino a Corumbá já chegaram à cidade sul-mato-grossense. Eles vão trazer 80 estudantes brasileiros que fazem faculdade na Bolívia. A ação de repatriação envolve o governo do Estado, Ifac e a Ufac.
No último dia 9, a reitora da Ufac, Guida Aquino informou sobre a ida do ônibus da instituição para buscar os acadêmicos. Guida Aquino revelou que o pedido partiu do deputado federal Alan Rick (DEM/AC).
“Como o Brasil, a Bolívia enfrenta dificuldades decorrentes da pandemia da covid-19 e suspendeu as aulas nas universidades, deixando alunos domiciliados no Acre sem condições de voltar ao Brasil. Atendendo a um pedido do deputado federal Alan Rick (DEM), o governo do Estado, que sempre foi um grande parceiro, vai providenciar a vinda dos estudantes de Corumbá para Rio Branco. Nós jamais poderíamos deixar de prestar nosso apoio neste momento de enfrentamento da pandemia que assola o mundo”, diz Aquino.
Ainda de acordo com a reitora a pandemia, será combatida “com ciência e solidariedade”.
Os 80 estudantes que retornam ao Acre devem ficar em quarentena, uma medida recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS).