..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Oswaldo D’Albuquerque fala sobre projetos da Ouvidoria Nacional do Ministério Público

Oswaldo D’Albuquerque fala sobre projetos da Ouvidoria Nacional do Ministério Público

Na Reunião de Unidade Estratégica, promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o conselheiro e ouvidor nacional do MP, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, apresentou iniciativas que pretende implementar à frente da Ouvidoria Nacional. O encontro ocorreu no dia 11 deste mês, e Brasília (DF), e foi conduzido pelo procurador-geral da República, Augusto Aras.

Participaram, procuradores-gerais de Justiça, corregedores-gerais, ouvidores, presidentes de associações, empresários e representantes do setor público. Na ocasião, os conselheiros apresentaram trabalhos desenvolvidos pelo CNMP.

Oswaldo D'Albuquerque colocou a Ouvidoria à disposição de todos os ramos e unidades ministeriais e destacou: “Queremos implementar uma cultura de paz e resolutividade no Ministério Público”, assegurou.

O conselheiro também anunciou os projetos “Ouvidoria Nacional e Integridade” e “Ouvidoria Nacional e Governança de dados”, bem como a publicação digital de relatórios analíticos, a aprovação do Regimento Interno da Ouvidoria Nacional, a formação de uma Rede Nacional de Ouvidorias e a revisão de atos normativos em relação à Lei de Acesso à Informação.

Destacou ainda a realização do projeto “Rede de Ouvidorias do MP”, com a intenção de aproximar a Ouvidoria Nacional das ouvidorias de outras unidades ministeriais, visando à implementação de plataforma única de atendimento ao cidadão. Já o projeto “Ouvidoria Itinerante” visa a realizar visitas periódicas nas ouvidorias de cada unidade ministerial, buscando aperfeiçoar os serviços oferecidos à população e fortalecer a parceria com a Corregedoria Nacional para acompanhamento das inspeções e correições nas ouvidorias dos MPs dos estados brasileiros.

Ainda no evento, a Corregedoria Nacional do Ministério Público e a Ouvidoria Nacional assinaram um protocolo de ação integrada, decorrente da Recomendação de Caráter Geral CN–CNMP nº 1/2017.

O texto traz orientações para a resposta tempestiva às manifestações dos cidadãos encaminhadas pelas Ouvidorias do Ministério Público, a participação das Ouvidorias nos cursos de formação de membros do Ministério Público e a interlocução e as Ouvidorias e as Corregedorias do Ministério Público.