Uma paciente que estava internada no Into em Rio Branco morreu durante uma pane de energia elétrica na unidade na noite desta quinta-feira, 21. No local estão 25 leitos para pacientes com covid-19.
A queda na energia foi ocasionada por um animal que atingiu a linha de transmissão da unidade, informou a Secretaria de Saúde.
O ambiente ficou bastante tenso durante a interrupção. Houve correria. Os profissionais do Into foram obrigados a fazer a ventilação de alguns pacientes por meio mecânico, até que a rede de energia fosse restabelecida.
"A Seinfra informa que os aparelhos que mantêm os pacientes estabilizados possuem baterias que asseguram o seu funcionamento até o retorno da normalidade, mas que elas se esgotaram para alguns internados, fazendo com que os profissionais utilizassem ventilação manual nestes. Foi durante um desses procedimentos que uma paciente, já bastante debilitada, veio a óbito" , diz a Sesacre, que completa: "Não houve interrupção no fornecimento de oxigênio e outros gases medicinais, porque o sistema tem cilindros reservas".
O animal foi removido da rede de transmissão após intervenção da Energisa.