A fake news lançada no ar em sessão online pelo YouTube nesta quinta-feira (16) pelo vereador N. Lima (PP) de que o Papa Francisco vai "cancelar" a Bíblia ainda repercute mal.
Os padres Massimo Lombardi e Jairo Coelho, da igreja católica em Rio Branco, se manifestaram pelas redes sociais lamentando a notícia falsa propagada pelo vereador.
Lombardi pediu perdão ao Papa Francisco. "Desculpe Francisco se um vereador do Acre deu uma mancada tão feia hoje. Nós não acreditamos em FAKE NEWS e ficamos envergonhados por estarmos mal representados neste Município. Pedimos sua benção pelo que nos preocupa mais, que é a pandemia."
Jairo Coelho escreveu um texto repreendendo o vereador e alertando-o a cumprir seu papel de parlamentar, que é fiscalizar e elaborar leis, não disseminar fakes e atacar pessoas.
Em uma parte do texto, o líder espiritual na diocese de Rio Branco pede a N. Lima que faça uma retratação pública por ter ofendido não só o pontífice, mas o povo católico, a quem ele também ofendeu.
"Sugiro que o senhor ao menos tenha a coragem e a dignidade de se retratar publicamente, pois o senhor não ofendeu apenas o Papa Francisco, o senhor ofendeu a Igreja Católica. O senhor ofendeu mais da metade da população do Acre. O senhor ofendeu milhões de brasileiros. O senhor ofendeu bilhões de pessoas no mundo inteiro. Não é vergonhoso admitir o erro, sobretudo, para quem sem diz tão cristão e defensor da moral e dos bons costumes."
A fake do vereador
Discípulo do presidente Jair Messias Bolsonaro, o vereador N. Lima disse na sessão online da Câmara Municipal de Rio Branco que o Papa Francisco quer "cancelar" a Bíblia Sagrada. A notícia tratada pelo parlamentar como se fosse verdade, durante a sessão legislativa, é uma das fakes news mais famosas da internet dos últimos dois anos e passou a ser disseminada a partir de 2018, porém foi desmentida no mesmo período por jornais de todo o mundo.
A informação sobre o cancelamento da Bíblia foi veiculada no site
There Is News, uma página na web similar ao Sensacionalista que produz notícias de humor. O próprio site se descreve como uma página de sátira. Mas, N. Lima levou o tema a sério e considera que a "intenção" do Papa é um prenúncio do apocalipse.
"O Papa falando que vai arquivar, vai cancelar a Bíblia Sagrada. A Bíblia escrita há milhões (foi isso que o vereador disse) de anos. É a hora do anticristo? É a hora que a bíblia fala que o satanás virá virado em anjo? Anos e anos que a população do mundo segue a bíblia e vem um Papa que se acha Deus e quer mudar uma coisa escrita por Deus. Eu tô aqui muito revoltado com esse tipo de ação do Papa Francisco", afirmou o vereador.