..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Pai reencontra filha após dois anos com apoio da Defensoria Pública do Acre

Pai reencontra filha após dois anos com apoio da Defensoria Pública do Acre

A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), por meio do programa Rede Humanizada de Apoio a Meninas e Meninos (Rhuamm) e do Subnúcleo de Direitos Humanos 1, viabilizou o reencontro entre um pai e sua filha de 7 anos na última sexta-feira, 28, após mais de dois anos sem contato. A atuação integrada com o Conselho Tutelar, órgãos de assistência social e forças de segurança foi fundamental para garantir que o momento ocorresse com segurança e respeito aos direitos da criança.

O pai, residente no município de Toledo (PR), tomou conhecimento de que a filha se encontrava em outro estado e, diante das dificuldades para localizá-la, buscou orientação do Conselho Tutelar de sua cidade. A partir dessa orientação, ele entrou em contato com a DPE/AC, que passou a acompanhar o caso por meio de seu programa especializado em atendimento à infância.

Sem informações precisas sobre o paradeiro da menina, foi iniciada uma articulação entre diferentes instituições para auxiliar na busca. A equipe do Rhuamm identificou, com apoio de uma escola da rede estadual, que a criança havia sido anteriormente matriculada na unidade. A partir dessa informação, foi possível obter dados que ajudaram a localizar sua última residência conhecida.

Com a localização confirmada, a Defensoria acionou os parceiros da rede de proteção, como o Conselho Tutelar e o policiamento comunitário, para assegurar que o reencontro ocorresse de forma tranquila e dentro dos parâmetros legais. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) também acompanhou a situação, reforçando o compromisso com o bem-estar da criança.

Com apoio da Defensoria Pública, família se reencontra e dá os primeiros passos para reconstruir laços e garantir um futuro seguro para a criança. Foto: Bruno Medim.

Após o reencontro, a DPE/AC orientou o pai quanto aos procedimentos legais necessários para a regularização da guarda da filha. Um relatório técnico foi elaborado com o objetivo de subsidiar as decisões judiciais que envolvem o caso.