..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Pais se casam no mesmo dia que os filhos em cerimônia do Casamento Coletivo no interior do Acre

Pais se casam no mesmo dia que os filhos em cerimônia do Casamento Coletivo no interior do Acre

A mais importante ação social do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), o Projeto Cidadão, faz jus ao slogan e “promove justiça e cidadania” há quase três décadas. Além da emissão de documentos, atendimentos de saúde, atendimentos jurídicos e atendimentos previdenciários, o Projeto viabiliza legitimar a união por meio do Casamento Coletivo destinado, preferencialmente, aos casais com hipossuficiência financeira.

Nesta sexta-feira, 18, acompanhados de suas noivas e vestidos especialmente para a ocasião, pai e filho sentaram-se lado a lado para oficializar a união na cerimônia coletiva, no município de Sena Madureira. Mas eles não foram os únicos. Raimundo Paiva dos Santos e Maria Ivanilde Ferreira de Araújo, estiveram ao lado da filha, Alcirlan Araújo dos Santos, compartilhando da emoção de celebrar a oficialização de sua união e a da filha com o noivo Rossemildo de Araújo Lopes.

A cerimônia aconteceu na quadra da Escola Messias Rodrigues, e foi prestigiada por familiares e amigos, que trocaram sorrisos, abraços e celebraram junto aos 150 casais inscritos no Casamento Coletivo, que finalizou a edição do Projeto Cidadão no município, depois de três dias de trabalho que gerou 1.800 atendimentos em diversas áreas.

A cerimônia aconteceu na quadra da Escola Messias Rodrigues, e foi prestigiada por familiares e amigos, que trocaram sorrisos, abraços e celebraram junto aos 150 casais inscritos no Casamento Coletivo, que finalizou a edição do Projeto Cidadão no município, depois de três dias de trabalho que gerou 1.800 atendimentos em diversas áreas.

A cerimônia foi celebrada pelo juiz de Direito Substituto, Eder Viegas, e contou com a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, que na ocasião representou também a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari.

O desembargador ressaltou que “o Casamento Coletivo fecha com chave de ouro a edição do Projeto Cidadão no município e representa a oficialização de um compromisso baseado no companheirismo, no respeito mútuo e no amor entre os casais”, disse.

O corregedor-geral da Justiça também falou da importância do projeto no Acre. “O Projeto Cidadão desempenha um papel fundamental ao oferecer não apenas a oportunidade de oficializar o casamento, mas também ao proporcionar três dias de atendimento e acesso a diversos serviços essenciais. Isso mostra o compromisso do Poder Judiciário em levar justiça e cidadania a todos os cidadãos”, finalizou.

WhatsApp_Image_2023-08-21_at_10.02.03.jpeg

O prefeito do município de Sena Madureira, Mazinho Serafim, agradeceu pela realização do projeto. “Agradeço imensamente ao Poder Judiciário do Acre, por esses 1.800 atendimentos, e o Casamento Coletivo, que está oficializando a união de muitos casais que acabam não fazendo isso devido os custos e a burocracia. Parabéns ao Tribunal de Justiça do Acre, em nome do desembargador Samoel, por essa ação, o nosso município agradece”, ressaltou.

Prestigiaram também a cerimônia o juiz de Direito, Fábio Farias, e os juízes de Direito Substitutos, Caíque Cirano, Bruna Perrazzo, o secretário municipal de Finanças, Getulião Francisco Saraiva, o secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Daniel Herculano e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseccional Sena Madureira, Lívio Passos.

O juiz de Direito Eder Viegas falou da emoção em celebrar pela primeira vez a cerimônia. “Para mim foi surpreendente, porque não esperava que seriam 150 casais, na minha primeira celebração de casamento como juiz aqui em Sena Madureira. A população quis realmente regularizar as uniões estáveis. Fiquei muito emocionado, porque é um sonho realizado pra mim na condição de magistrado, e fomentando e acreditando que a família é a base da sociedade, e aqui concretizando o sonho de muitos casais. Pra mim foi fenomenal. O impacto social é grande, porque as pessoas querem casar, porque acreditam que, volto a dizer, a família é a base efetiva da sociedade”.

A hora do sim

Antes de fazer a pergunta aos casais de forma coletiva, simbolicamente de forma individual, o magistrado Eder Viegas oficializou a união do casal mais jovem, Raylan da Silva Ciqueira, 17 anos, e Heuliane Lima, 16 anos, e o casal mais experiente, Maria Margarida do Nascimento, 66 anos, e Adalto Osorio do Nascimento, 80 anos.

No sim coletivo, o beijo selou a união fechando a cerimônia para a realização da entrega das certidões, o compartilhamento do bolo e tirar fotos. Dessa forma, o Projeto Cidadão fechou mais um edição ao longo de seus 28 anos levando inclusão e cidadania a todo o Acre.