O papa Francisco, 84, e o papa emérito Bento 16, 93, receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus, de acordo com um comunicado do Vaticano divulgado nesta quinta-feira (14).
Os dois líderes católicos fazem parte do grupo de risco da doença devido à idade avançada. Segundo um porta-voz da Santa Sé, o pontífice argentino foi vacinado nesta quarta (13), e o alemão na manhã desta quinta.
Francisco confirmou, no último sábado (9), que participaria da campanha de imunização e criticou o "negacionismo suicida" de quem se opõe à vacinação.
"Acredito que do ponto de vista ético todos devem ser vacinados, porque você não só põe em risco a sua saúde, a sua vida, mas também a dos outros", disse o pontífice.
O Vaticano deu início a seu programa de vacinação nesta quarta. De acordo com um comunicado sem muitos detalhes, a imunização começou no átrio do grande salão normalmente usado para audiências papais.
Na semana passada, o Vaticano anunciou a aquisição de um ultracongelador para armazenar as doses de vacinas, sugerindo que o imunizante utilizado é o produzido pela Pfizer em parceria com a BioNTech, que precisa ser conservado a uma temperatura de 70 graus negativos.