A Comissão de Auditoria da votação eletrônica do TRE-AC, presidida pelo Juiz de Direito Fernando Nóbrega, realizou, na manhã deste sábado, 28, o sorteio das cinco seções eleitorais do município de Rio Branco, cujas urnas eletrônicas serão submetidas aos procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação. A finalidade da ação é reafirmar a confiabilidade, a segurança e a transparência do processo eleitoral.
A auditoria é regulamentada pela Resolução TSE n. 23.603/2019, alterada pela Resolução TSE n. 23.624/2020.
De acordo com o resultado do sorteio, realizado no auditório do Ministério Público estadual, localizado nos altos da Galeria Cunha, centro de Rio Branco, serão submetidas à auditoria da votação eletrônica, no dia da votação (29/11/2020), as urnas eletrônicas pertencentes às seguintes seções eleitorais: 0439 (1ª ZE - Rio Branco); 0370 (9ª ZE – Rio Branco) e 0767 (1ª ZE – Rio Branco).
As outras duas seções eleitorais sorteadas para os procedimentos de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas, cuja auditoria será realizada nas respectivas seções pelos juízes eleitorais, foram a 0101 (9ª ZE - Rio Branco) e a 0779 (1ª ZE – Rio Branco).
Participaram do sorteio, realizado de forma manual, como determina a resolução do TSE, todas as seções eleitorais do município de Rio Branco.
A atividade aconteceu sob a supervisão da comissão de auditoria, do Promotor de Justiça Adenilson Sousa, na presença dos auditores externos Geverson Paulo Moreira Frota e Mariana da Silva Souza Frota.
Representantes de coligações e partidos políticos e demais entidades fiscalizadoras, embora tenham sido convocadas para o ato, não compareceram.
Todos os atos da auditoria serão transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube TRE-AC Notícias.