O paratleta acreano Ricardo de Souza Campos, de 20 anos, natural do município de Assis Brasil, brilhou nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em Bogotá, na Colômbia, ao conquistar no sábado, 10, a medalha de prata na modalidade de Bocha.
Campos competiu na categoria BC3, na qual os competidores utilizam calhas para lançar a bola com o apoio de um calheiro. O torneio contou com a participação de atletas com deficiência entre 12 e 20 anos, representando 20 países. O Brasil alcançou um total de 45 medalhas.
Souza acumula mais de 15 medalhas em sua carreira. Sua ascensão nas competições tem sido notável, destacando-se na Seleção Brasileira dos Jogos Parapan-Americanos de 2023.
O atleta, que foi diagnosticado a paralisia cerebral, recebe tratamento no Hospital de Reabilitação Sarah Kubitschek, onde, por meio de exercícios físicos, descobriu a paixão pelo esporte.
Ricardo participa de competições estaduais e nacionais desde 2017. Os treinos do acreano são coordenados por seu pai, Clodoaldo Campos, que também é seu treinador.