Uma parceria entre o governo do estado e a Escola de Aviação Civil em Rio Branco pode abrir novas oportunidades para a população de baixa renda que deseja ingressar no mercado da aviação.
O secretário de estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita, visitou a escola na última quarta-feira e conversou com o diretor Renato Zampelin sobre a possibilidade de oferecer cursos de qualificação profissional nas áreas de pilotagem, comissariado, atendente de aeroporto e outras.
Segundo Mesquita, essa é uma demanda do governador Gladson Cameli, que quer incentivar o desenvolvimento do setor aéreo no estado e gerar emprego e renda para os acreanos. “O Acre tem um grande potencial para a aviação, tanto pela sua localização estratégica quanto pela sua diversidade cultural e ambiental.
Queremos capacitar as pessoas para que elas possam aproveitar as oportunidades que esse segmento oferece”, afirmou o secretário.
Zampelin, por sua vez, elogiou a iniciativa do governo e se mostrou disposto a colaborar com o projeto.
Ele destacou que a escola de aviação tem uma infraestrutura moderna e um corpo docente qualificado, além de contar com o apoio de empresas e instituições do ramo. “Temos condições de oferecer cursos de qualidade, com certificação reconhecida pelo mercado e pela ANAC. Estamos abertos a receber os alunos de baixa renda que tenham interesse em se profissionalizar na área da aviação”, disse o diretor.
A parceria entre o governo e a escola de aviação ainda está em fase de planejamento, mas a expectativa é que os primeiros cursos sejam oferecidos ainda neste ano. Os interessados devem ficar atentos aos editais que serão divulgados nos meios de comunicação oficiais.