Os estudantes que perderam o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado por problemas logísticos ou por estarem com doenças contagiosas listadas no edital, poderão solicitar a reaplicação das provas para os dias 10 e 11 de dezembro. Esta será a única data para a reaplicação do exame.
Aqueles que se enquadram nesses critérios deverão registrar o pedido de reaplicação entre 11 e 15 de novembro, até as 23h59, na Página do Participante. Cada solicitação será analisada individualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que examinará a documentação comprobatória apresentada pelos candidatos.
Os candidatos poderão pedir a reaplicação apenas para o dia da prova em que faltaram, e que tenha justificativa válida. Por exemplo, se o participante tiver enfrentado problemas logísticos ou alguma das doenças previstas durante o primeiro dia do exame, ele deverá comparecer ao segundo dia de provas regulares, agendado para este domingo (10), e a solicitação de reaplicação deverá ser feita apenas para o primeiro dia perdido.
De acordo com o edital do Enem 2024, são considerados válidos para solicitar reaplicação problemas logísticos como desastres naturais, falhas na infraestrutura do local de prova, interrupção de energia elétrica que impeça a visibilidade das provas, ou erro nos procedimentos de aplicação que comprometa o desempenho do candidato. Casos de doenças infectocontagiosas como tuberculose, coqueluche, difteria, meningite, sarampo, varíola dos macacos (monkeypox), entre outras, também são justificativas aceitas.
Vale ressaltar que indisposição durante a realização do exame não é motivo de reaplicação, e o participante que deixar o local da prova não poderá retornar ou solicitar novo exame.
Para solicitar a reaplicação, o participante precisa justificar a ausência anexando um documento comprobatório, como atestado médico assinado com o número de registro do profissional de saúde e o Código Internacional de Doenças (CID) para as doenças listadas no edital. Em caso de internação, a declaração deve ser emitida pela unidade de saúde com o nome completo do participante e CPF.
Após o envio, o Inep avaliará as solicitações e decidirá pela aprovação ou não dos pedidos. A simples submissão do pedido e documentação não garante a reaplicação.
A reaplicação do Enem 2024 seguirá o formato da aplicação regular, com 180 questões divididas entre linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, além de uma redação. No entanto, as provas serão realizadas em dias consecutivos, 10 e 11 de dezembro, uma terça e quarta-feira, e as questões, incluindo o tema da redação, serão distintas das provas regulares.
Para garantir a acessibilidade, serão fornecidos tradutor-intérprete de Libras e auxílio de leitura para pessoas com deficiência visual. No entanto, recursos como videoprova em Libras e leitor de tela, disponíveis na inscrição regular, não serão disponibilizados na reaplicação.
As informações sobre a decisão do Inep e o local da prova de reaplicação estarão acessíveis na Página do Participante, assim como os horários. O resultado da reaplicação será divulgado junto ao das provas regulares, em 13 de janeiro de 2025.